OBS: Esse exercício parece pouca coisa, mas é cansativo porque se perde muito tempo tentando relaxar a mão, o ombro e o braço para fazê-lo bem feito. Por isso, é necessário repeti-lo poucas vezes.
OBS2: Faça esse exercício ao longo de alguns dias somente na corda sol. Conforme você for adquirindo mais resistência, aumente a contagem, passando de três tempos para quatro e depois de mais alguns dias para cinco.
A partir daí, Você poderá também começar o exercício ao contrário, colocando o dedo 1 na corda, contando e tirando da corda, colocando o dedo 1 de novo, contando e colocando o dedo 2, contando, tirando tudo da corda, etc.
Depois disso, vá para a 2ª corda (ré), fazendo todo o procedimento inicial e ficando nele por alguns dias, aumentando a contagem de acordo com a resistência. Não se esqueça de contabilizar o tempo que você também estará fazendo esse exercício na corda sol, antes de começá-lo na corda ré;
c) A partir daí, você poderá deixar o estudo menos chato, fazendo exercícios de dedos alternados (corda solta=0):
0-4-0-4, 4-2-4-2, 2-1-2-1. Pausa. 0-1-0-1, 1-2-1-2, 2-4-2-4. Pausa. 4-1-4-1, 1-4-1-4, com dois tempos para cada nota. Fazer duas séries.
Depois de alguns dias, fazer sem pausa. Conforme você for adquirindo mais resistência, começar a série na 2ª corda, não se esquecendo de fazê-la na 1ª corda sempre antes de começar o estudo.
Orientacoes Contrabaixisticas by Voila Marques is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas License.
« 60- Fortalecimento dos dedos da mão esquerda para contrabaixista iniciante – parte 1 62- Mudança de posição (regiões grave e média)- revisão de dedos, dedilhados e posição. »