Sou carioca, bacharel em contrabaixo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com medalha de ouro, na classe do professor Sandrino Santoro – da qual fui monitora por um ano-, e pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Frequentei cursos com os contrabaixistas Antonio Arzolla (RJ), Milton Masciadri (EUA), Ricardo Cândido (RJ), Wolfgang Güttler (Alemanha), Hans Roelofsen (Holanda), Thibault Delor (França – SP), e participei de masterclasses de contrabaixo com Gary Karr (EUA), Edwin Barker (EUA), Franco Petracchi (Suiça), Massimo Giorgio (Itália), Jeff Bradetich (EUA), Marcos Machado (EUA), entre outros.
Fui contrabaixista concursada da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) por 19 anos (1988-2007).
Apresentei-me como contrabaixista convidada em orquestras e grupos como: Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTMRJ), Orquestra Petrobrás Sinfônica (OPES), Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (OSNUFF), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Quarteto Guanabara, Octeto da Orquestra Sinfônica Brasileira, Quarteto de Professores da Escola de Música Villa-Lobos, entre outros.
Obtive aprovação em concursos públicos como: para contrabaixista da Orquestra Sinfônica Jovem da FUNARJ, para professor de contrabaixo da Escola de Música do Espírito Santo (1º lugar, 1993), para professor assistente de contrabaixo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2º lugar, 1997) e para contrabaixista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1º lugar, 2009).
Fui aprovada por duas vezes (1986 e 1989) no Concurso para Solistas da Orquestra Sinfônica da UFRJ, com a qual toquei os concertos para contrabaixo de Cimador e Dragonetti.
Atuei como professora de contrabaixo da Escola de Música Villa-Lobos (EMVLRJ) durante 17 anos (1994-2011), dando aulas nos cursos Básico e Técnico (para jovens e adultos), e no de Formação Inicial (para crianças a partir dos 9 anos), e ministrando duas palestras ilustradas por semestre sobre o contrabaixo, nas Oficinas Instrumentais da escola.
Fui professora de contrabaixo na Fundação de Apoio às Escolas Técnicas do Rio de Janeiro (FAETEC), em 2000, e na ONG Ação Social pela Música, em 2009.
Estive presente, como contrabaixista convidada do VII Encontro Internacional de Contrabaixista (Pirenópolis/ Goiânia, 2008) – promovido pela Associação Brasileira de Contrabaixistas (ABC) e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), e como professora de contrabaixo do II Festival Douradense de Música (Grande Dourados/ MTS, 2015) – promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Como membro da International Society of Bassists (ISB) e da Associação Brasileira de Contrabaixistas (ABC), participei das convenções de Houston (EUA), Iowa (EUA), São Paulo e Belo Horizonte.
Como organizadora, fui responsável pela realização de masterclasses com renomados contrabaixistas, tanto na EMVL quanto fora dela como: Sandrino Santoro (RJ), Antonio Arzolla (RJ), Eugene Levinson (EUA), Thierry Barbé (FR), Hans Roelofsen (NL), David Murray (EUA), Gottfried Engels (DE), Tony Botelho (RJ), Ricardo Vasconcellos (BSB), Alexandre Antunes (RJ), Marco Delestre (RJ), do luthier Jonas Caldas (RJ) e de Ana Valéria Poles (SP).
Participei da Banda Alteradas, na temporada carioca da peça teatral Mulheres Alteradas, sob direção de Eduardo Figueiredo (2011).
Atualmente, sou contrabaixista da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OSUFRJ), dona do Blog da Voila Marques (voilamarques.com) – onde desenvolvo um extenso trabalho voltado ao ensino e à divulgação do instrumento -, professora de contrabaixo no Projeto Estrada Cultural, colaboradora técnica do Fórum Contrabaixo BR e professora particular de contrabaixo (presencial e online).
E-mail: contato@voilamarques.com
« Amanhã: Palestra e recital de contrabaixo e piano, com Alexandre Rittter e André Loss (Caxias – RS), 24/11/2013 Dúvidas sobre as minhas aulas de contrabaixo acústico online? »