No blog Violoncelos de Maceió também achei um post sobre vibrato, escrito pelo professor de violoncelo Felipe Brandão, em 19/4/2011.
Nele, mais uma vez podemos explorar o nosso inegável e histórico parentesco contrabaixístico-violoncelístico, e ainda pedir emprestado umas dicas para o nosso priminho rico sobre o vibrato, a moeda de ouro dos instrumentistas de cordas…
Copiarei aqui um trecho do artigo:
“Vejamos alguns pontos a serem considerados:
·Se o seu Vibrato está começando no seu Pulso (articulação da mão) ou nos Dedos está errado. Vibrar uma corda não é como abrir a maçaneta da porta. Isso causará fadiga nessa região do seu corpo, sem contar que o som não sairá bonito do seu Vibrato, terá uma tensão desapropriada. Não terá um som natural. Esse Vibrato é conhecido como “Vibrato de pulso”, e não é correto. Não utilize;
·O Vibrato verdadeiro tem origem no Ombro. O Ombro deve ser a única parte ativa do movimento, é a articulação operacional. Os dedos, a mão (pulso), o antebraço (cotovelo) tem movimentos naturais ou passivos, ou seja, essas articulações não se movem intencionalmente;
·Para ser mais claro: mantenha a posição do braço como uma placa de sinalização de trânsito “Vire à direita”, mas não levante muito alto o cotovelo. O movimento é como o bater das “Asas da galinha”. Os movimentos devem ser o mais natural possível. Lembre-se sempre que o Ombro é o gerador de todos os movimentos, e de Sustentar a coluna vertebral ereta;
· Você pode começar alisando a corda em toda sua extensão para observar que o movimento ativo realmente começa pelo ombro; logo após vá diminuindo essa extensão até uma nota (recomendo inicialmente a nota Fá na corda Ré, dedo 2) e concentre as dicas anteriores;
· No arco: tente percorrê-lo lentamente, porém o indicador pressionando em supinação; em notas mais longas, deixe-o correr primeiro antes e depois aplique a técnica de Vibrato, ou seja, o Vibrato começa naturalmente pelo arco, após isso é que seu ombro se mexe;
·Somente após se sentir confortável em um estudo você avançará para outro;
·Procure mais informações junto a um professor de Violoncelo;
· Peça para corrigir seus movimentos e postura corporal;
·Estude defronte a um espelho para fazer um exercício de auto-observação.”
Para ler o texto completo, clique aqui
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